segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ministra lança Disque 100 contra a homofobia

Cerimônia será neste sábado 19, na Avenida Paulista, onde também acontece ato pela aprovação do PLC 122
















A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lança oficialmente neste sábado 19, na Avenida Paulista, o novo módulo do Disque Direitos Humanos, que atenderá denúncias contra a homofobia. A cerimônia acontece pouco antes de manifestação promovida por entidades de defesa dos direitos do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) contra a discriminação e pela aprovação do Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia.

O lançamento será às 14h, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37), e a manifestação está marcada para as 15h, na Praça do Ciclista (esquina das avenidas Paulista e Consolação). A senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) confirmaram presença no ato.

Disque 100 - Apesar do lançamento oficial ser neste sábado, a assessoria de imprensa da SDH informa que o módulo LGBT do Disque 100 já está recebendo queixas desde janeiro deste ano. Criado em 2003 para receber inicialmente denúncias de violência contra crianças e adolescentes, o serviço já tinha sido ampliado e hoje, além de queixas contra homofobia, o Disque 100 também recebe denúncias de discriminação contra pessoas em situação de rua, idosos e pessoas com deficiência.

A SDH informa que o Disque 100 funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. Os telefonemas são gratuitos e podem ser feitos a partir de linhas fixas ou móveis para o número 100.


Paulista - Tradicional ponto de tolerância da diversidade, a Avenida Paulista tem se transformado em palco de agressões contra a comunidade LGBT. Em novembro, um estudante foi agredido com lâmpadas por um grupo de jovens. Depois disso, pelo menos outras três manifestações de violência ocorreram naquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário